A cidade de Linhares

Linhares é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Localiza-se a uma latitude 19º23’28” sul e a uma longitude 40º04’20” oeste, estando a uma altitude de 33 metros.

População de Linhares

A cidade é banhada pelo oceano Atlântico. Sua população estimada em 2015 é de 163.662 habitantes. Possui uma área de 3504 km².

Clima de Linhares

O clima da região pode ser classificado segundo a classificação climática de Köppen como Tropical Aw, apresentando um verão chuvoso e quente e um inverno seco e ameno.

Religiões de Linhares

Religião predominantemente cristã em suas sub divisões, além de algumas outras :

  • Igreja Católica Apostólica Romana
  • Igrejas Protestantes Históricas (Presbiterianos, Presbiterianos Renovados, Batistas, Luteranos, Metodistas, Congregacionais)
    • Igrejas Pentecostais (Igreja Cristã Maranata, Assembleia de Deus, Deus é Amor e Universal)
    • Igreja Batista Nova Aliança (Bairro Conceição)
    • Igreja Evangélica Assembleia de Deus
    • Igreja Cristã Maranata

Economia de Linhares

O município destaca-se por ser o maior produtor de mamão do estado (como o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, que é o maior exportador de papaia do mundo, então Linhares está entre os maiores exportadores desse fruto para o mundo).

Além disso, Linhares destaca-se por sua indústria moveleira, pela produção de álcool, pela produção de cacau, pela produção de confecções e pela produção de petróleo e gás natural.

Em Linhares, situa-se a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), uma das maiores unidades de tratamento de gás do país.

Cultura e lazer em Linhares

Acontece em Linhares na primeira semana de junho a festa de Caboclo Bernardo, herói que salvou 128 marinheiros de um naufrágio na foz do rio Doce, no final do século XIX. Convergem para a Vila de Regência todos os anos tradicionais bandas de Congo do Estado com o intuito de prestar homenagens ao herói.

Grupos folclóricos:

  • Banda de Congo de Pedrolândia;
  • Banda de Congo São Benedito, de Regência;
  • Banda de Congo São Benedito, de Povoação;
  • Banda de Congo do Guaxe;
  • Grupo de Folia de Reis de Povoação;
  • Grupo de Folia de Reis de Bebedouro;
  • Grupo de Folia de Reis de Linhares V;
  • Grupo Musical Lira 8 de Dezembro.

Turismo de Linhares

Está localizada no município de Linhares um dos maiores resquícios da Mata Atlântica do Brasil, contando com a Floresta Nacional de Goytacazes, a Reserva Biológica de Comboios, a Reserva Biológica de Sooretama, além da Reserva Natural Vale (maior reserva particular de Mata Atlântica do país).

Esta última é o único local onde ainda é encontrada uma árvore rara da Mata Atlântica, a Buchenavia pabstii, em extinção.

Devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 69 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 26 km de extensão por até 5,5 km de largura. As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente.

Linhares é de fácil acesso, pela proximidade da Capital (Vitória), dotada de porto e aeroporto.

A cidade é cortada ao meio pela BR-101, a principal rodovia brasileira. Por ter sido planejada, a cidade possui ruas amplas e longas, bem pavimentadas.

As quadras são regulares. A cidade, como todo o município, é plana, com pequenas colinas levemente onduladas. Cercada de florestas, o centro da cidade é visitado por pássaros silvestres e outros animais.

Devido aos seus recursos naturais e sua localização, a cidade está em pleno desenvolvimento. As praias, apesar da dificuldade de acesso (45 km da sede), atraem turistas por serem ótimas para a prática de surf, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza.

O litoral de Linhares possui a principal unidade do Projeto TAMAR de preservação das tartarugas-marinhas do estado, localizado na Reserva Biológica de Comboios a sete quilômetros da Vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais.

O rio Doce, o maior do estado e um dos maiores da Região Sudeste, tem sua foz no município (Praia de Regência), e atravessa a cidade de Linhares.

A foz do Rio Doce forma um espetáculo natural que atrai a visita de muitos turistas. Outro atrativo do litoral de Linhares é a Praia de Barra Seca, onde é praticado o naturismo. Na área próxima existe infraestrutura com pousadas para receber os visitantes.

Esportes em Linhares

No futebol profissional, Linhares é representado pelo Linhares Futebol Clube e pelo Sport Club Linharense. Os dois clubes atuam na Primeira Divisão do Campeonato Capixaba de Futebol.

Linhares destaca-se também por diversas categorias desportivas com ênfase para o handebol masculino e feminino, exportador de talentos para a seleção brasileira como o atleta revelação Vinícius Santos Teixeira.

É bom morar em Linhares?
É bom morar em Linhares?

O município de Linhares se mantém com frequência em rankings estaduais e nacionais, como um dos melhores para se viver.

Praia da Barra Seca

Descobrindo a Beleza Serena da Praia da Barra Seca em Linhares Localizada no município de Linhares, no Espírito Santo, a Praia da Barra Seca é